22 de mai. de 2018

caçador de poesia








li algures o nome de um poeta britânico que viveu em majorca

fui então atrás de robert graves e encontrei laura riding

duas vidas cruzadas e descruzadas com uma tentativa de suicídio no meio

duas vidas de poetas tão diversos e tão parecidos

nascido o primeiro na ilha de todas as ilhas

ela do continente chamado brooklin família de judeus

dois poetas que se amaram e se desamaram entre oceanos

separados unidos jungidos versificados consagrados



fiquei pensando eu caçador de poesia e de poetas mensageiro

às vezes eu que escrevo aquilo que chamo de versos e nem sei

se são mesmo versos o que absolutamente não importa

eu caçador de metáforas em poemas alheios um dia será

que alguém irá procurar por mim na grande enciclopédia virtual

e se procurar vai encontrar apenas a minha pobre poesia

e nunca haverá outro poeta ou outra poeta por trás de mim

ou será ou não será não sei talvez haja talvez não

para um caçador de poesia como eu o rastro que deixo

talvez nem seja assim um rastro que fique nem que provoque

alguma curiosidade de um futuro que não sei prever

poeta não profeta embora o nome me traia nem judeu eu sou

e sigo perseguindo a musa dos outros a musa fugitiva entre

as pedras do caminho que a poesia sempre ela ilumina e faz

que eu seja o que sou e me torna só um pouco menos infeliz

assim como laura e seu amante assim como graves e sua amante

de ambos a poesia a unir e separar entre tantos sonhos inúteis





10.5.2018



(Ilustração: Marco Ortolan - Ridi, Pagliaccio e ognun applaudirà)



Nenhum comentário:

Postar um comentário