14 de jul. de 2019

o melhor da vida






tudo o que precisa ser feito

pode e deve ser feito

à tarde

depois do meio dia



se pela manhã medram as sementes na terra

se pela manhã cantam os pássaros nos ramos

se pela manhã maduram os frutos nas árvores

deixemo-los todos em paz

lá fora

que reine a paz no meu leito

onde me espreguice e vire de jeito

a continuar a dormir sem nada perceber

o que na terra medra

o que nos ramos canta

o que nas árvores madura

que só depois bem depois do meio dia

quando a tarde se espraia pelo tempo

e até mesmo quando a noite me encobre

é que eu renasço como gente e como gente

passo a ver a vida que por mim passeia



que sejam belas as manhãs

se eu uma só contemplei

a todas as outras igualmente conheço

por serem todas iguais

já as tardes sonolentas e as noites de olho aguçado

são sempre diversas em espraiamentos e negaceios

são sempre tempo de olhar para fora ou para dentro

sentir a vida a cutucar a aorta

deixar os passos pelos caminhos

então que seja tudo o que tenha que ser feito

não pelas manhãs no meu leito

mas seja nas tardes e nas noites

o melhor da vida a viver





2.7.2019 

(Ilustração: Abraham Pether 
- Evening Scene With Full Moon And Persons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário