19 de fev. de 2021

saudade da saudade

 




tenho saudade da saudade que eu sentia

quando não tinha por que sentir saudade



um tempo de saudades de um passado não vivido

um passado inventado para dar asas

a versos tortos

e a sentimentos de flor em botão



sinto saudade de mim a sentir saudade

da saudade que eu sentia

de um passado que não existia

quando era o tempo a viver

muito maior do que o tempo já vivido



hoje eu sei que a saudade é sentimento empacotado

num canto qualquer da memória

varrido como sujeira para debaixo do tapete

uma pulga na camisa de dormir que nos acorda à noite

e que esmagamos na ponta da unha

e voltamos a dormir como se nada tivesse acontecido

e voltamos a sonhar com a saudade que viceja

lá no quintal do passado

debaixo da jabuticabeira em flor

fruto bicado pelo bem-te-vi

regato de águas turvas depois da chuva



a noite passa

o sonho se esvai

leva o vento da memória

a nuvem da saudade

fica apenas o gosto de um sonho de padaria

melado na boca mas doendo no estômago




16.2.2022

(Ilustração:  Edvard Munch - Melancholy -1894)

Nenhum comentário:

Postar um comentário