27 de dez. de 2023

banquete

 





sento-me à mesa com seis convivas

que não vieram

que não estão ali



vejo-os no entanto sem que precise imaginá-los

vejo-os

todos alegres e sorridentes

numa ceia de natal



claro que ninguém ali acredita em manjedouras

onde um salvador ergue os bracinhos miúdos

para uma cruz negra que salvará o mundo



trincha-se o peru

serve-se a farofa

prova-se o arroz

comemora-se a fartura

erguem-se brindes

e eu ali à mesa vazia acompanhado de convivas ausentes

o clima de festa instalado

vinho e ceia

ceia e vinho

e eu estou só

e eu estou só

e eu estou só



transformam-se os risos e brindes

em sinos que bimbalham ao longe

e minha solidão voa com os pássaros

cegos pássaros presos à árvore seca





12.8.2022

(Ilustração: Hieronymus Bosch: the ship of fools, c.1500-1510)

Nenhum comentário:

Postar um comentário