14 de set. de 2017

ler





(Gustave Courbet -  Retrato de Baudelaire. 1848-1849)




leio

leio até me arderem os olhos

tudo quanto me cai às mãos

leio

e vivo cada página do que leio

como se a vida palpitasse

em cada palavra de cada livro

viajo

e minha cabeça entranha-se em memórias

que não são as minhas mas que

no momento em que as estou lendo

passam a ser também as lembranças e a vida que ansiei por viver



ler e ler sempre

é a forma que achou minha mente

de não enlouquecer no marasmo da existência

marasmo que não escolhi

marasmo a que sou apenas obrigado a viver

como vicissitudes improváveis que se abateram

sobre a estrada que percorria antes bem melhor do que agora



e então eu leio e fujo

trânsfuga de mim preso às páginas numeradas

de uma imensa biblioteca que aos poucos

se constrói dentro de mim

crescendo e fechando como um círculo

que ainda não sei se virtuoso ou vicioso

que o prazer infinito de ler não oprima o meu julgamento

e deixe que eu tenha os momentos de felicidade

necessários à minha saúde mental





1/4/2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário