21 de jul. de 2024

meus oito anos

 



aos oito anos acabara de aprender a ler

e lia

lia até me arderem os olhos – não! isso é Alberto Caieiro

recomecemos:

aos oito anos – quando mal acabara de aprender a ler -

lia à luz da lamparina

tatibitateando

um livro que não acabava mais – a vida de dom Bosco

aquele santo estranho da igreja católica

[era católico nessa época – como católica era a minha mãe)

aquele santo estranho que previu uma cidade

num paralelo qualquer do hemisfério sul

e hoje essa cidade se chama Brasília

[e eu não sei se é fato ou lenda tudo isso]

então aos oito anos eu lia e prometia que seria

que seria o quê – um gênio? – não fui nunca um gênio

das esferas todas da vida

não passei daquela que se chama mediocridade

apesar de rascunhar uns poemas por aí –

mas escrever pobre poesia não torna ninguém um gênio

– é preciso ter heterônimos talvez

– ter as vozes d’África talvez

– exaltar os guerreiros da tribo tupi

– sofrer abusos e morrer cedo - sei lá enfim

enquanto isso aos oito anos Mozart compunha uma sinfonia

porque Mozart conhecia Bach e conhecia os filhos de Bach

Mozart aos oito anos compôs sua primeira sinfonia

[e eu não se é lenda ou fato tudo isso]

sei apenas que eu - aos oito anos - li meu primeiro livro

um livro que me deu minha mãe talvez

um livro que contava a vida de um santo católico

– um estranho santo católico -

– apenas isso: li um livro – aos oito anos –

sobre a vida de um santo

e depois

fui jogar bolinha de gude com meus amigos

 

19.2.2023

18.7.2024

 

 

(Ilustração:  Jan Miense Molenaer (Dutch, b. ca. 1610–1668) - The mable game)


Você pode ouvir esse texto, na voz do autor, Isaias Edson Sidney, num dos seguintes endereços:

No podcast:

https://podcasters.spotify.com/pod/show/isaias-edson-sidney7/episodes/MEUS-OITO-ANOS--de-Isaas-Edson-Sidney-e2m8rla?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR1PBMiiz4GEkxpz4nnxe3p1J6QxgyzXyrC24S9e3BlstP-_sosZpdgy0iY_aem_rT5Ne5wbUfq1epNbIFMKMg

No youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=Qfw_ip2PaHg



Nenhum comentário:

Postar um comentário