1 de nov. de 2017

CHANSON D’AUTOMNE / CANÇÃO DE OUTONO, de Paul Verlaine





(Gilbert Baubeau - Les violons de l'automne)



CHANSON D'AUTOMNE





Les sanglots longs

Des violons

De l'automne

Blessent mon coeur

D'une langueur

Monotone.



Tout suffocant

Et blême,quand

Sonne l'heure,

Je me souviens

Des jours anciens

Et je pleure.





Et je m'en vais

Au vent mauvais

Qui m'emporte

Deçà,delà

Pareil à la

Feuille morte.




(A. não identificado)




CANÇÃO DE OUTONO




Violões de outono

sangram minha alma;

não me acalma

o som do vento

que traz um lento

sofrimento.





Eu tanto imploro

quando recordo

doce idade

do meu passado

que ainda choro

de saudade.





E não me importa

quanto sofri

por aí:

como a folha morta,

levada ao vento,

também morri.





(Tradução de Isaias Edson Sidney)

Nenhum comentário:

Postar um comentário