26 de jun. de 2020

teorema






eu soube um dia demonstrar o teorema de pitágoras

e venho pela vida caminhando por hipotenusas

quando me vejo em escolhas de catetos hipotéticos

nas distrações por onde me levam sonhos sintéticos

a buscar retas impossíveis de ângulos retos e agudos

espinhos de cactos em solos inférteis esses ângulos

que as geometrias recôncavas de trajetórias loucas

devolvem para mim a figura escrota e cômica

de meus desejos não alcançados mesmo caminhando

por retas de pedregulhos e buracos convexos

ansiando sempre pelos quadrados mágicos

de triângulos que se convertem nas letras e números

de uma demonstração tão lógica quanto unicórnios

na frieza solar de um teorema que se demonstra

e do qual não se tem ideia de ondes nem porquês


5.2.2020


(Ilustração: Chris Riley - Pythagoras theorem)

(Você pode ouvir este poema na voz do autor neste link de podcast: https://open.spotify.com/episode/3wRx7ZLL5Iirjvs0Ohwg3b?si=DNb7nqM0QAC1z0RhFbsqOQ)


Um comentário: