30 de nov. de 2022

o último verso

 




se nem sempre pulsa em meu peito

a inspiração

eu me pergunto – por onde

anda a deusa despida de meus versos



despojo-me de mim ante seus devaneios

a buscar na plenitude do universo

o canto orfeônico das estrelas mortas

sob a lua antes da manhã de primavera



somente o canto dos pássaros

no espanto do fruto maduro

faz renascer novamente o esplendor

de me recompor em estranhos poemas

para que a vida – que pulsa em minhas veias –

se reanime em sangue e suor e lágrimas

o todo eu em mim mesmo desfeito em líquidos

no caldo primal de universos nascentes



se no peito o coração que bate calmo

sustém o susto de continuar vivo

eu sou – em sumos e células –

o poeta que regurgita as dores todas do mundo

mesmo que as musas mortas

dos velhos mundos em guerra permanente

se estraçalhem no pó das usinas atômicas



desespero-me no entanto ao pensar que

os ventos de ogivas nucleares

possam regurgitar do sol a energia final

e trazer para a superfície dos mares

os abismos todos dos buracos negros estelares

para o último e lancinante grito

que precede aquele grito primal

do último verso jamais escrito

na pele do último ser humano e do último animal





19.11.2022

(Ilustração: Georg Scholz -  drei totenköpfe)



Um comentário: