15 de jan. de 2019

autorretrato nº 4







fui um aluno mediano do colégio n. s. aparecida

isso há muito tempo numa cidade torta

do sul do estado de minas gerais

um colégio de padres e leigos que se esforçavam

por abrir espaço de ciências e matemática

entre os meus neurônios cheios de estrelas

agradeço a eles os meus conceitos de vida

tanto os tortos como a cidade torta

quanto os éticos falsos de bondade extrema

entre as paredes brancas e carteiras escuras

aprendi da vida o que pouco me valeu

e aprendi das ciências o que ainda me salva

conheci deus e deuses e decorei catecismos

para tornar-me ateu praticante de esconjuros

não pichei muros com frases contra a ditadura

mas logo percebi que havia demônios no poder

porque havia em mim ambíguos ventos da doutrina

cuspidos com dor ao longo dos meus dias

fui sim aluno quase medíocre de um colégio

comandado pela batina preta vendida em roma

e eu sou filho bastardo daquelas crenças inúteis





5.1.2019


(Ilustração: Manabu Mabe - 1994) 






Nenhum comentário:

Postar um comentário