9 de ago. de 2019

lembrando sylvia plath









i have given my name and my day-clothes up to the nurses 

and my history to the anesthetist and my body to surgeons. 



junto com meu nome, entreguei minhas roupas às enfermeiras 

e minha história aos anestesistas e meu corpo aos cirurgiões. 



sylvia plath – tulips 



não há tulipas no meu quarto e é um inverno quente

faz sol lá fora a luz filtrada por grossos vidros e o som

nenhum que parece que a cidade é morta e silente

no leito corcoveado sinto-me um beduíno navegando

sobre as dunas da minha dor sem espaço para o olho

sem espaço para o gosto ou para qualquer pensamento

só o que o corpo faz e a mente acompanha é sobreviver

estar vivo como uma luz marinha ou uma água-viva

o tempo estagna na punção de um nervo e corre

pelas veias no movimento exato de tantas medicinas

esperar apenas esperar que as tripas retomem

seu lento triturar e que as águas transbordem

não em suores mas em chuvas cristalinas sem dor

a vida ali resumida a uma agulha ou ao pulsar

do ar condicionado e os únicos ruídos de passos

são de enfermeiras assépticas e cheias de curas

das papeletas burocráticas que enganam a morte

não penso não choro não sofro apenas respiro

o tempo escorre sob as cobertas em meneios

de cobra coral ungindo a fé de que há meios

e mezinhas suficientes para retorno do bem-estar

não há tulipas nem o tempo é de florescências

que não seja o drible do espasmo e da dor

há apenas o doente e seu esgar silencioso

e sou apenas eu e a capacidade de resistir





2.8.2019



(Ilustração: Frida Kahlo - roots)



Nenhum comentário:

Postar um comentário