8 de jan. de 2020

reflexões sobre a felicidade


quando coloco o som bem alto no começo do dia

para ouvir um concerto de violino

as folhas das árvores e o canto dos pássaros parecem

festejar aos meus olhos um momento especial de vida

isso é felicidade

quando leio um poema novo de um poeta desconhecido

e suas palavras calam fundo em meu cérebro

sinto o prazer de ver desvelado um mistério

isso é felicidade

quando aconchego a coberta ao meu peito esquivando-me

da noite fria lá fora

e sinto o calor de meu corpo aumentar pouco a pouco

e vir o sono reconfortante

isso é felicidade

quando saio à noite ao meu quintal e sinto o cheiro suave

da flor de maio

e olho para o céu a lua cheia entre estrelas pálidas

no silêncio absoluto dentro de mim

isso é felicidade

a vida é assim

feita de momentos apenas momentos

de êxtase ou de ausência

de olhar e sentir apenas sem quaisquer metafísicas

sem deuses ou divagações filosóficas

simples sentir em sincronia entre o bater o coração no peito

e o ruflar silencioso da asa da borboleta

ou o lento crescer da planta no solo encharcado

ou ainda a silenciosa rotação do planeta em torno do sol

o vento suave ou até mesmo o som do trovão após o relâmpago

essa a vida

feita de tantos eventos

sem olhares de misticismo

apenas a natureza em sua eterna festa que não é festa

que é só sua mutação lenta e constante através das eras

são todos esses momentos

partículas de felicidade

as únicas de que dispomos em nossa existência

porque a vida é feita de momentos

apenas de momentos

e a felicidade é só aquilo que sentimos de bom nesses momentos





8.12.2019 

(Ilustração: Leszek Sokol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário