9 de jul. de 2022

nudez total

 




para ítala nandi



eu

te

vi

nua

totalmente nua

num tempo quando o fio da espada enferrujada

condenava até mesmo a nudez da lua

eu te vi nua num palco

totalmente nua

teus pentelhos negros

num tempo quando até a palavra nudez

era proibida

e quando te despiste naquele teatro

entre rendas e cortinas transparentes

a plateia transida sem saber

se fechava ou arregalava os olhos

para teus pentelhos explícitos

só eu te vi nua

e esperava uma excitação de nervos

vinda lá de baixo

mas a filha do deus

do deus de todas as vinhas

a filha do deus bacante

que estava nua

ali naquele palco iluminado

não era a fêmea a provocar tesão

era apenas uma bela mulher nua

nada mais que uma bela mulher nua

uma bela mulher nua

uma mulher nua

nua



e a sua solidão nua era mais do que a minha

própria solidão nua

e até hoje estou só

na minha solidão com você

quando vejo como vi

tantas outras mulheres nuas

mas só você e sua solidão

ali

naquele palco

diante da plateia lotada

estava só

solitária como a estrela que surge durante o dia

acompanhando a lua

e você estava nua

para a minha eterna solidão

também nua



10.10.2021

(Foto: Ítala Nandi e Othon Bastos em "Na Selva das Cidades", 
de Bertold Brecht, montagem do Teatro Oficina, 
em São Paulo, em 1969)

Nenhum comentário:

Postar um comentário