8 de dez. de 2020

o que sou eu

 



não sou branco 

não sou preto 

diz o ibge que sou pardo 

que porra de cor é pardo? 

branco sujo ou preto embranquecido com água sanitária? 

pardo pobre poeta da periferia da porra da vida 

isso sou eu? 

mistureba de etnias e de cores vira ausência de cor 

pelo menos para os sábios do instituto brasileiro de geografia e estatística 

geograficamente sou mineiro 

depois de ser brasileiro 

estatisticamente não sou nada – apenas mais um vira-latas 

seria melhor que esse instituto me chamasse de vira-latas 

pelo menos os vira-latas têm mais dignidade 

são reconhecidos – ali está um vira-lata legítimo – todos 

o apontam – seja um cão faminto ou um gato esperto 

vira-latas é um instituto brasileiro – está em todo lugar 

portanto senhores brancos e pretos 

portanto senhores índios e amarelos 

se não sou branco como vós 

se não sou preto como vós 

se não sou índio como vós 

nem amarelo como os orientais 

que me chamem de vira-latas 

mas pardo – porra! pardo é a puta que pariu! 

(que me perdoem as putas parideiras) 



17.11.2020


 (Ilustração: esculturas de Javier Marín)

Nenhum comentário:

Postar um comentário