2 de dez. de 2019

matemática





nunca fui bom aluno de matemática

posso até dizer que era bem ruinzinho

talvez mesmo péssimo



mas um dia resolvi aprender matemática

e tanto estudei todas aquelas fórmulas

e me familiarizei até com o teorema de pitágoras

que acabei [por incrível que pareça]

professor de matemática



mas os números não eram a minha praia

deixei-os lá no fundo da memória

para apenas somar as dívidas de hoje

e diminuir os dias que ainda tenho para viver



mas uma coisa me deram os números

nessa viagem maluca de estudar matemática

contava melhor as sílabas dos versos que compunha

e os números [e até o velho pitágoras e seu teorema]

transformaram-se em sons e sonhos

nas asas tortas do que eu pensava ser um poema



e hoje quando penso em quantos números havia

no voejar desses versos malucos que escrevia

nem penso mais em contar as sílabas dos meus versos

que livres voam sem buscar nem matemática nem poesia




17.9.2019 

(Ilustração: Kurt Schwitters - Das Undbild)




Nenhum comentário:

Postar um comentário